O recurso eleitoral na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo patrocinada pela advogada Dra. Ana Lúcia Albuquerque Rocha Aquino foi julgado procedente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, determinando a cassação do mandato do prefeito e vice-prefeita de Bertolínia, com imediato afastamento do cargo e assunção ao cargo do Executivo Municipal pela Presidente da Câmara Municipal, vereadora "Mocinha".
Mocinha assumiu e o seu primeiro ato a frente da prefeitura foi o de pagar os salários dos servidores municipais e compra de materiais escolares e merenda escolar. O prefeito cassado há mais de quatro meses não pagava os servidores municipais e sequer repassava o percentual constitucional à Câmara Municipal.
No julgamento do recurso ficou estabelecido que o Tribunal marcará data para novas eleições no município para prefeito e vice-prefeito.
O prefeito entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral e obteve uma liminar para retornar ao cargo até a publicação do acórdão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o que está previsto para o dia 20 de outubro do ano em curso.
Portanto, o prefeito cassado permanecerá no cargo até terça-feira próxima.